


A Guardinha
Os nativos do local contam que o nome Guarda do Embaú surgiu por que, séculos atrás, um navio pirata que navegava pela região ali naufragou. Os piratas possuíam tesouros e se viram obrigados a enterrá-los pela costa, guardados em baús. O fato teria dado origem ao nome Guarda do Embaú.
A Guarda do Embaú é a nona reserva mundial de surf e a primeira do Brasil.
Foi aprovada oficialmente, no dia 27 de outubro de 2016 pelo Conselho Visional das Reservas Mundiais de Surf (World Surfing Reserve - WSR) e a Save the Waves Coalition, com sede na Califórnia (USA).
É uma praia localizada no município de Palhoça, no estado de Santa Catarina, 46 km ao sul de Florianópolis.
Para ter acesso a sua praia principal é necessário atravessar o rio da Madre, divisa geográfica entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça.
Os esportes mais praticados são o surf e o stand-up. As trilhas levam os turistas pelo costão até as praias preservadas, passando pelos vales e pelas lindas paisagens que compões este fabuloso lugar.
O centrinho da Guarda tem diversas opções de restaurantes e lancherias. A culinária é baseada em frutos do mar, mas tem opções que agradam a todos os gostos. Ainda no centrinho, tem mercados, farmácia e lojas.
A tradicional travessia de barco é feita pelos nativos e custa R$ 5,00 por pessoa. É uma experiência muito especial que o local proporciona, atravessar o rio e estar em meio a tanta natureza. Os banhistas contam com barracas de lanches e aluguel de cadeiras e guarda sois na beira da praia.



















